TRABALHO, FORMAÇÃO DOCENTE E ATUAÇÃO MASCULINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

É POSSÍVEL ULTRAPASSAR OS MARCADORES DE GÊNERO?

  • André Luiz Coutinho Vicente
  • Miriam Morelli Lima Mello 21999207661
  • Alexandre Moraes de Mello
Palavras-chave: Trabalho docente. Formação docente. Gênero. Educação Infantil.

Resumo

RESUMO

Este artigo tem por objetivo problematizar o perfil dos docentes que trabalham na Educação Infantil a partir do processo de feminização do magistério, refletindo sobre a ausência de profissionais do gênero masculino, tendo em vista as características e os objetivos dessa etapa de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que analisa os dados disponíveis nos órgãos de acompanhamento e controle e a legislação que rege as políticas públicas, em diálogo com a literatura da área, e que busca compreender e explicar o fenômeno da feminização do magistério, as relações de gênero e a Educação Infantil. O trabalho indica que não há fatores impeditivos

Publicado
12-01-2022
Seção
Dossiê Formação docente, diferença(s) e diversidade(s)