CONSTRUINDO PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA EQUIDADE DE GÊNERO E SUAS INTERSECÇÕES
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS/ES
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo a formação continuada de professoras/es, desenvolvida ao longo de dois anos – 2018 a 2019 – com coordenadoras/es pedagógicos/as que atuavam na rede de ensino com turmas de 6º a 9º ano do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria Municipal de Educação do Município de Castanhal. Trata-se de projeto de extensão universitária aprovado nos editais UFPA/PROEX/PIBEX 2018 e 2019. Pesquisas no campo de gênero (SALES, 2016; PAZ, 2014; GRÖSZ, 2008) indicam que um dos obstáculos à efetivação do trabalho com gênero nas escolas deve-se a ausência de debates com a temática nos currículos de formação inicial e continuada. Como metodologia, o referido trabalho utilizou o levantamento bibliográfico, a pesquisa documental nos relatórios apresentados a UFPA/PROEX/PIBEX e a observação participante nas atividades de formação. Como resultados, apresentaremos as atividades que produzidas como culminância do processo de formação continuada.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.