CONSTRUINDO PRÁTICAS DURANTE A PANDEMIA

COORDENAR, APRENDER E ENSINAR

Palavras-chave: Educação, Prática Docentes, Coordenação de curso

Resumo

O presente trabalho foi apresentado em mesa redonda no II Seminário Internacional Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ e XV Seminário Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ, intitulado Perspectivas da Psicologia no Mundo Pós-Covid-19: Ontem, Hoje & Amanhã no ano de 2021. Abordou-se a construção das práticas em psicologia durante o período de isolamento social e utilização do Ensino Remoto Emergencial (ERE) que alterou a forma de apresentação de conteúdos das unidades curriculares do curso e a gestão das instituições de ensino superior. Problemas antigos, e não resolvidos, se articularam com informações novas aumentando a demanda de trabalho e de apropriação de dados para uso das ferramentas digitais. Os espaços profissionais e familiares se mesclaram entre si, destruindo fronteiras delimitadoras do que era classificado como pessoal e de trabalho. Questionamentos retornam ao cenário de discussão e debate a fim de problematizar a máxima constitucional de educação de qualidade para todos os públicos como proposta garantidora de direitos, frente ao fato de que ensino se transformou em mercadoria e a educação um produto a serviço do consumo.

Biografia do Autor

Edneusa Lima Silva, Faculdade Sul Fluminense - FaSF

Professora -Psicologia. Mestre em Psicologia. Doutoranda em Psicologia no PPGPSI/UFRRJ

Filipe Silva, Faculdade Sul Fluminense - FaSF

Professor. Psicologia Mestrando em Psicologia no PPGPSI/UFRRJ

Publicado
30-07-2022