• Formação docente, diferença(s) e diversidade(s)
    v. 3 n. 7 (2021)

    Ao finalizar o ano de 2021, Formação em Movimento, a revista da ANFOPE, traz em sua sétima edição, um número extra, a temática da formação docente paracom a(s) diferença(s) e diversidade(s). Este tema está intimamente vinculado à luta em defesa de uma formação de professores para a educação básica que contemple as demandas formativas de crianças, jovens e adultos e suas condições concretas de vida e de aprendizagem, plurais e diversas, em escolas com realidades desiguais, diferenciadas e diversificadas. A ANFOPE, em décadas de lutas pela formação e valorização dos profissionais da educação, sempre compreendeu como central uma formação docente atenta e comprometida com a superação das desigualdades e o respeito às diferenças, com a transformação coletiva da realidade social, e, nesse cenário, a diversidade de público deve ser sempre considerada, assim como a multidiversidade cultural.

    Formação em Movimento n.7, traz o dossiê temático “Formação docente, diferença(s) e diversidade(s)”, com 7 artigos, e mais ensaios e relatos de experiências sob o tema. Este exemplar tem ainda resenha de Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, documentos da Anfope, Notas do FNPE e do Forumdir. Finalizando a edição, apresentamos a Homenagem à professora Felisberta Trindade.

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  • Formação em Educação Física no Brasil: realidade, contradições e possibilidades
    v. 3 n. 6 (2021)

    Formação em Movimento, a revista da ANFOPE, em sua sexta edição, traz o dossiê “Formação em Educação Física no Brasil: realidade, contradições e possibilidades”, organizado pelos professores Melina Silva Alves e Rodrigo Lema Del Rio Martins, com uma reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física bastante necessária no cenário atual. Este número outros artigos, resenha, documentos que permitem ampliar nossa compreensão sobre o momento atual de desmonte das políticas educacionais, as disputas travadas no campo da Formação de Professores entre projetos antagônicos. Reafirmamos nesse cenário a defesa de uma concepção formativa ancorada nos princípios da base comum nacional da Anfope, histórica e coletivamente construídas em quatro décadas de lutas do movimento dos educadores brasileiros por formação e valorização

  • Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas
    v. 3 n. 5 (2021)

     

    Formação em movimento, em seu quinto número, de forma bastante oportuna, traz o dossiê Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas, organizado pelas professoras Andreia Nunes Militão (UEMS) e Shirleide Pereira da Silva Cruz (UnB). O dossiê, composto por 15 artigos de pesquisadoras e pesquisadores de diversas instituições formadoras de todas as regiões do país, se propõe a discutir e analisar as tensões, controvérsias e perspectivas (im)postas ao curso de Pedagogia com a aprovação das ‘novas’ Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum - BNC da Formação, com a aprovação da Resolução CNE/CP n.º 02/2019, em detrimento da Resolução CNE/CP 02/2015.

    Ainda neste número, temos na sessão Artigos e Ensaios, quatro trabalhos que discutem o curso de Pedagogia, tematizando aspectos importantes, como as concepções de formação, a inserção profissional de seus egressos, a extensão universitária como possibilidade de formação docente e a reorganização curricular da disciplina de estágio.

    Neste ano, comemorativo do Centenário de Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira, a Revista Formação em Movimento, publicará em todos os números, na sessão Resenhas, trabalhos de professores/as da educação básica pública, sobre obras de Paulo Freire. Nesta edição, temos a resenha do livro de Paulo Freire, publicado em 1979, Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire, da professora Evelin Claro.  

    Na sessão Documento, publicamos o Manifesto do Movimento Nacional de mobilização em Defesa da Formação de Professores no Curso de Pedagogia, de julho de 2021.  Esse movimento, apoiado pelas entidades nacionais do campo educacional, tem promovido intensa mobilização em resistência a proposta descaracterizadora da Resolução CNE/CP n.º 2/2019. Na sessão Entidades publicamos a Carta do XX ENANFOPE, aprovada em 5 de fevereiro de 2021, e a “Manifestação contrária à Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor escolar”, documento da ANFOPE e FORUMDIR, endossado por diversas entidades nacionais.

  • Pesquisas sobre formação de professores: diferentes olhares, múltiplas perspectivas.
    v. 2 n. 4 (2020)

    O quarto número de Formação em Movimento, a revista da ANFOPE, traz o dossiê Pesquisas sobre formação de professores: diferentes olhares, múltiplas perspectivas, com artigos de professores e pesquisadores que integram grupos de pesquisa que tem como objeto a formação de professores no país, tendo como organizadores os professores Maria de Fátima Barbosa Abdalla e  Julio Emílio Diniz-Pereira. Este número  traz, ainda, texto com análise do Parecer 22/2019 do Conselho Nacional de Educação, um modelo anacrônico para os cursos de licenciatura no país, em conformidade com o momento retroativo nas políticas educacionais que o país atravessa hoje. 

    O espaço dos fóruns e movimentos sociais também se faz presente nesse número, na sessão Entidades, com o texto “Forpibid-rp e a politização como enfrentamento ao ensino remoto” que discute os desafios postos à docência com os novos contextos em ambientes virtuais, marcados por precariedades e exclusões, relacionando-o a realidade dos programas Residência Pedagógica e Pibid. Na sessão Documento, publicamos o Manifesto do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) denominado Manifesto dos educadores e educadoras, estudantes, brasileiros e brasileiras: Em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais e da educação, assinado por mais de 50 entidades nacionais, fóruns estaduais entre outras entidades. 

    Finalizando esta edição, a sessão Homenagem é dedicada à memória do Professor Jorge Najjar, anfopiano e integrante da atual gestão,  com depoimentos de colegas e alunos, com as notas de pesar de inúmeras entidades e foruns. 

  • QUESTÕES ATUAIS DA PROFISSÃO DOCENTE: formação, carreira e condições de trabalho
    v. 2 n. 3 (2020)

    O terceiro número de FORMAÇÃO em Movimento, traz o Dossiê temático " Questões atuais da profissão docente: formação, carreira e condições de trabalho", organizado pelas professoras Alejandra Birgin e Dalila Andrade Oliveira, com 10 artigos que ampliam o debate sobre a profissão do magistério, com foco na formação e valorização dos profissionais da educação, sua carreira e condições de trabalho.

    O dossiê apresenta aspectos importantes da profissão, carreira e trabalho docente em diversos países sul-americanos como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai, além dos países ibéricos, Espanha e Portugal. Acreditamos que este dossiê traz importantes contribuições ao debate sobre a descaracterização da formação de professores, em curso no país, sobre os ataques à educação pública e ao magistério, um fenômeno que se dissemina em diversos países sob a égide do neoliberalismo impondo de forma acelerada processos de privatização, mercantilização, padronização e controle.

  • Dossiê temático: Formação do Magistério da Educação Básica nas Universidades Brasileiras: institucionalização e materialização da Resolução CNE/CP n° 02/2015.
    v. 1 n. 2 (2019)

    O segundo número de FORMAÇÃO em Movimento, traz o Dossiê temático "Formação do Magistério da Educação Básica nas Universidades Brasileiras: institucionalização e materialização da Resolução CNE/CP n° 02/2015", organizado por Luiz Fernandes Dourado e MalvinaTuttman, com 15 textos de diferentes Universidades brasileiras que relatam o processo de construção dos projetos institucionais de formação à luz da Resolução CNE/CP 02/2015. O dossiê constitui um importante instrumento de resistência ä descaracterização da formação de professores no Brasil.

    Na sessão Entidades temos  duas contribuições do FORUMDIR. A primeira é um estudo preliminar sobre  o processo de implementação da Resolução 02/2015 nas Universidades públicas brasileiras. A outra participação traz relato do Encontro do Forundir da região Norte. FORMAÇÃO em Movimento reserva um espaço   permanente aberto aos fóruns nacionais ligados à formação dos profissionais da educação. 

    Este segundo número traz ainda na sessão Documento, a Nota das entidades nacionais em defesa da resolução 02/2015. Contra a descaracterização da formação de professores. 

    Na sessão Opinião publicamos texto da professora Celi Taffarel em resposta a manifestações do conselheiro Mazart Neves. 

    Boa leitura!

  • ANFOPE - Quatro Décadas de Resistência
    v. 1 n. 1 (2019)

    O primeiro número de FORMAÇÃO em Movimento, traz o dossiê ANFOPE: Quatro décadas de lutas e resistência, no qual cinco ex-presidentes da entidade apresentam o percurso histórico da ANFOPE, desde os anos 1980, e tecem análises sobre a construção da base comum nacional e os desafios postos hoje para a formação de professores no Brasil.

    Este primeiro número traz ainda a republicação de artigo da prof. Iria Brzezinski, sobre a Carta de Goiania, abrindo a sessão Memória e a Resenha de livro da prof. Nilda Alves sobre memórias e processos didáticos e curriculares, ambas ex-presidentas da entidade.

    Na sessão Entidades temos a palavra dos presidentes de três fóruns nacionais ligados à formação dos profissionais da educação e parceiras da ANFOPE - FORUMDIR, FORPARFOR e FORPIBID RP, que terão espaço permanente em FORMAÇÃO em Movimento.

    Na sessão Documento, republicamos o “Plano de Lutas da Conape 2018”, que norteia as ações do Forum Nacional Popular de Educação (FNPE), composto por 35 entidades dentre as quais a ANFOPE.  A revista traz ainda breve nota sobre as contribuições da ANFOPE e uma Opinião, um espaço aberto para o debate.