TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR:

UM OLHAR FENOMENOLÓGICO

  • Marcella Moreira Bornal Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Fluminense
  • Priscila Pires Alves Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense
  • Lucia Maria Assis Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFF
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Inclusão Escolar, Fenomenologia

Resumo

O artigo apresenta o percurso da inclusão escolar até os dias atuais, em que é direito do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estar incluído na sala de aula regular, assim como receber Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além disso, aponta o papel do psicólogo escolar frente às possibilidades e os desafios do processo de inclusão. O TEA, classificado como um transtorno do Neurodesenvolvimento, é caracterizado por comprometimentos na comunicação e nos padrões restritos e repetitivos, características que podem ser reveladas desde os primeiros anos de vida, especialmente no segundo ano. Para atingir os objetivos propostos, apoiou-se na fenomenologia, abordagem filosófica que permite entender os sintomas como fenômenos que se desvelam na experiência do viver. Realizar o olhar direcionado para o fenômeno é realizar um olhar não voltado para o TEA, mas para o fenômeno do autismo naquela pessoa. Para realização do trabalho utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica e de narrativa. O trabalho evidenciou a carência de pesquisas no campo da inclusão escolar de pessoas com TEA e o papel da psicologia nesse percurso. Possibilitou avaliar a necessidade da psicologia frente à inclusão escolar de pessoas com TEA, pautada em formação e pesquisa na área.

Biografia do Autor

Marcella Moreira Bornal, Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Fluminense

Pesquisadora Laboratório Ambientes Digitais de Aprendizagem para Criança Autista

Priscila Pires Alves, Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense

Professora Associada Departamento de Psicologia, pesquisadora do Laboratório Ambientes Digitais de Aprendizagem para Criança Autista e colaboradora do Laboratório de Estudos da Linguagem e Interação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Lucia Maria Assis, Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFF

Professora Associada Departamento Multidisciplinar do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFF. Docente permanente do Programa de Pós-Graduacao em Letras - ensino de Língua e Literatura, da UFNT

Publicado
29-04-2022