TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR:
UM OLHAR FENOMENOLÓGICO
Resumo
O artigo apresenta o percurso da inclusão escolar até os dias atuais, em que é direito do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estar incluído na sala de aula regular, assim como receber Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além disso, aponta o papel do psicólogo escolar frente às possibilidades e os desafios do processo de inclusão. O TEA, classificado como um transtorno do Neurodesenvolvimento, é caracterizado por comprometimentos na comunicação e nos padrões restritos e repetitivos, características que podem ser reveladas desde os primeiros anos de vida, especialmente no segundo ano. Para atingir os objetivos propostos, apoiou-se na fenomenologia, abordagem filosófica que permite entender os sintomas como fenômenos que se desvelam na experiência do viver. Realizar o olhar direcionado para o fenômeno é realizar um olhar não voltado para o TEA, mas para o fenômeno do autismo naquela pessoa. Para realização do trabalho utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica e de narrativa. O trabalho evidenciou a carência de pesquisas no campo da inclusão escolar de pessoas com TEA e o papel da psicologia nesse percurso. Possibilitou avaliar a necessidade da psicologia frente à inclusão escolar de pessoas com TEA, pautada em formação e pesquisa na área.