NEUROERGONOMIA:

UM DIÁLOGO ENTRE AS NEUROCIÊNCIAS E A ERGONOMIA

  • Emmy Uehara Pires Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, RJ – Brasil
  • Matheus Svoboda Caruzo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Palavras-chave: Neuroergonomia, Neurociências, Cérebro

Resumo

Ao projetar sistemas eficazes de homem-máquina, é preciso compreender a mente em relação ao trabalho e tecnologia (Ergonomia) e a mente não pode ser entendida sem estudar o cérebro (Neurociências). O estudo do cérebro e da mente juntamente com o domínio complexo de trabalho é denominado Neuroergonomia. Assim, o presente artigo se configura como uma revisão de literatura atualizada sobre os principais marcos e conceituação dessa nova área, ressaltando seus possíveis métodos utilizados em pesquisas e na prática cotidiana, bem como as aplicações e perspectivas futuras. Desde seu surgimento formal em 2003 até os dias de hoje, a Neuroergonomia tem auxiliado diversas áreas, tais como a saúde, a educação e a indústria, a desenvolverem produtos mais adequados às necessidades do usuário e condições mais seguras e eficientes em diversos postos de trabalho, ambientes domésticos e usuários em geral.

Biografia do Autor

Emmy Uehara Pires, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, RJ – Brasil

Professora Pesquisadora do magistério superior - Departamento de Psicologia (DEPSI). Coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia.

Matheus Svoboda Caruzo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, RJ – Brasil

Mestre em Psicologia - Programa de pós-graduação em Psicologia (PPGPSI/UFRRJ

Publicado
29-04-2022