USO DE RECURSOS LÚDICOS NA TERAPIA COMPORTAMENTAL INFANTIL :

UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA

  • Giovanna Lopes Freitas Centro Universitário Alves Faria – (UNIALFA), Campus Perimetral, Goiânia – Goiás – Brasil.
  • Ueliton Santos Gomes Centro Universitário Alves Faria – (UNIALFA), Campus Perimetral, Goiânia – Goiás – Brasil.
Palavras-chave: Recursos lúdicos, Terapia comportamental infantil, Cienciometria

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de realizar uma análise cienciométrica das publicações acerca da utilização de recursos lúdicos na terapia comportamental infantil. O levantamento dos dados aconteceu por meio da plataforma bibliográfica Scopus, utilizando para a busca de artigos as combinações: playing and child* and behavior analysis. Foram buscados artigos de periódicos publicados que abrangessem os períodos de janeiro de 2011 a setembro de 2020, totalizando 540 encontrados. Os critérios de inclusão foram: (a) artigos que se fundamentam na Análise do Comportamento; (b) artigos que fizeram uso de recursos lúdicos com participantes especificamente crianças. Foram selecionados 18 artigos para análise, 16 deles publicados em língua inglesa. São predominantes pesquisas empíricas realizadas com crianças com o transtorno do espectro autista. Os demais estudos são compostos, especificamente, de participantes: de desenvolvimento típico, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Mutismo Seletivo e comportamento agressivo. Os resultados descritos neste trabalho evidenciam que o uso de recursos lúdicos na terapia comportamental infantil constitui uma estratégia e instrumento de intervenção, auxiliando no estabelecimento de operações motivadoras, na aquisição de novos comportamentos e generalização para os demais ambientes que a criança está inserida, independentemente de sua faixa etária. O número restrito de estudos selecionados acerca do tema demanda novas buscas e descritores, e refinamento dos termos de pesquisa, a fim de ampliar o campo de estudo.

Biografia do Autor

Giovanna Lopes Freitas, Centro Universitário Alves Faria – (UNIALFA), Campus Perimetral, Goiânia – Goiás – Brasil.

 Discente egressa – Departamento de Psicologia

Ueliton Santos Gomes, Centro Universitário Alves Faria – (UNIALFA), Campus Perimetral, Goiânia – Goiás – Brasil.

Docente – Departamento de Psicologia

Publicado
14-05-2022