Diretrizes para Autores
Os manuscritos devem ser submetidos para análise através do cadastro no site, e envio do manuscrito em formato de documento do Word (.doc, .docx, .rtf), sendo em corpo 12, fonte‘Time New Roman’, sem numeração de páginas, espaçamento 1,5 no corpo do texto, formatado em tamanho A4, com margens de 2,5 cm, alinhamento justificado e com no máximo 25 páginas (incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas). Imagens e tabelas devem ser enviadas no corpo do texto, salvos em jpg ou gif, com excelente resolução (legíveis). Os manuscritos que ultrapassarem o limite de páginas poderão ser publicados após a avaliação do Corpo Editorial.
Os artigos devem orientar na seguinte ordem:
Título (centralizado, caixa alta e negrito)
Autor(es) (centralizado, caixa alta e caixa baixa, negrito); Crédito(s) do(s) autor(es) – (centralizado, caixa alta e caixa baixa) – Instituição e Endereço eletrônico.
Resumo (máximo 200 palavras)
Palavras-chave: máximo 5, separadas por ponto e vírgula (;)
Abstract (máximo 200 palavras)
Key words: máximo 5, separadas por ponto e vírgula (;)
CORPO DO TEXTO: usar espaçamento 1,5 nas entrelinhas. Títulos dos subtítulos em negrito, e caixa alta e baixa.
Artigos Originais devem seguir a seguinte sequência (Resumo, Abstract, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão, Agradecimentos, Referências).
Artigos de Revisão que envolverem pesquisa de revisão bibliográfica, podem seguir as seguintes sequências à escolha dos autores (Resumo, Abstract, Contextualização, Subtítulos de acordo com o tema abordado, Agradecimentos, Referências) ou (Resumo, Abstract, Caracterização, Aspectos metodológicos, Apresentação e Discussão dos Dados, Considerações Finais,Agradecimentos, Referências).
Notas Científicas não devem ser apresentados em seções, sendo apresentado como texto corrido, porém deve ter resumo, abstract, agradecimentos e referências.
As citações de referências no texto devem seguir os seguintes exemplos: Azevedo (1993), Azevedo & Pereira (1994), Silva et al. (1996) para três ou mais autores; ou (Azevedo 1993), (Azevedo & Pereira 1994), (Silva et al. 1996), (Azevedo 1993, Azevedo & Pereira 1994). Artigos do mesmo autor ou sequência de citações devem estar em ordem cronológica.
As referências devem aparecer no final do trabalho, em ordem alfabética, pelo sobrenome do primeiro autor, com apenas a primeira letra em caixa alta, seguido de todos os demais autores. Quando o mesmo autor publicar vários trabalhos num mesmo ano, deverão ser acrescentadas letras alfabéticas após a data. Os títulos de periódicos não devem ser abreviados. Abaixo, seguem os exemplos das normas a serem seguidas:
Exemplos:
Artigos publicados
Bandeira AE (2011) Geografias Invisíveis: a cidade na consciência e a consciência da cidade. Produção e reprodução da injustiça social. Ambiente & Educação 16: 95-114.
Nota: O uso de um número DOI para o artigo completo é aceitável como alternativa ou além do volume e página números tradicionais.
Artigos de periódicos eletrônicos
Huynen MMTE, Martens P, Hilderlink HBM (2005) Os impactos sobre a saúde da globalização: uma estrutura conceitual. Global Health 1: 14 Disponível: http://www.globalizationandhealth.com/content/1/1/14.
Livros
Loureiro CFB (2012) Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez. 128 p.
Capítulos de livros
Layrargues PP (2002) O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In: Loureiro CFB, Layrargues PP, Castro RSD, Editores. Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 1 ed. São Paulo: Cortez. pp. 255.
Obs: onde se lê “Editores”, pode ser colocado “Organizadores”, se for o caso.
Publicado mídia
Fonte H (29 de janeiro de 2014). Para Pinguins já vulneráveis, diz estudo a mudança climática é outro perigo. The New York Times. Disponível: http://www.nytimes.com/2014/01/30/science/earth/climate-change-taking-toll-on-penguins-study-finds.html.
Teses e dissertações
Wells A (1999) Explorando o desenvolvimento da eletrônica, revista independente, acadêmica. Dissertação de Mestrado. Universidade de Sheffield. 200p. Disponível: http://cumincad.scix.net/cgi-bin/works/Show?2e09.
Ou
Santangelo, JM (2009) Estrutura do banco de ovos de resistência do zooplâncton em sistemas aquáticos continentais e influência da salinidade e da predação na diapausa. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ecologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 259p.
Bancos de dados
Roberts SB (2013) QPX Genoma Tracks recurso do navegador.
Base de dados
Figshare. http://figshare.com/articles/QPX_Genome_Browser_Feature_Tracks/701214.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o editor.
Na avaliação do texto, podem ser sugeridos ajustes para melhor clareza para o leitor.